Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$5,806.79
-8.95%
Ethereum (ETH)
$187.02
-10.53%
Bitcoin Gold (BTG)
$25.96
-9.16%
XRP (XRP)
$0.463938
-10.6%
EOS (EOS)
$4.60
-14.01%
Alguma perspectiva sobre a Bitstamp

Bitcoin, Trades

Alguma perspectiva sobre a Bitstamp

Bitstamp, a proeminente exchange de bitcoins, foi hackeada. Notícia ruím para o ecossistema Bitcoin, mas vamos primeiro tentar manter as coisas sob perspectiva.

As comparações com a Mt.Gox são inevitáveis. Então vejamos como as coisas se arranjam. Primeiro, pelo que já se sabe até agora, foi um furto substancialmente menor que o propalado. De fato, em valores correntes, apenas 1% do valor em dólares, ou 2% em bitcoins perdidos. As perdas são pequenas bastantes que a Bitstamp prometeu garantir até o último centavo (ou satoshi) do dinheiro de seus clientes com as reservas que possui.

A Bitstamp é hoje uma empresa muito diferente da que foi a MtGox em fevereiro do ano passado. Gox era, em muitos aspectos, dirigida por amadores, cuja segurança não tinha crescido proporcionalmente ao valor dos bitcoins confiados a eles para mantê-los seguros.

É a Bitstamp, sob todos os aspectos, uma empresa séria: tem uma grande equipe de engenheiros, o apoio de capital de risco e competência comprovada no escalonamento de suas infra-estruturas à medida que o volume de suas transações aumenta.

Mais importante: a Bitstamp evitou perdas muito maiores pela prática do “armazenamento frio” (cold storage). Significa que guarda as chaves privadas que controlam uma parte dos bitcoins em custódia off-line, longe do alcance de hackers. Esta precaução sensata e voluntária da Bitstamp deverá permitir a compensação de qualquer valor perdido por seus clientes com as reservas off-line.

Ao contrário do que se viu com a Mt.Gox, se as recentes declarações da Bitstamp forem corretas, nenhum cliente perderá suas participações por causa desse furto, e logo ela estará de volta aos negócios.

Não há que se comemorar tal incidente, mas percebe-se um amadurecimento da indústria que caminha na direção certa. Alguns, erroneamente, vêm caracterizando a Bitstamp como a “espinha dorsal” do Bitcoin, e que teria sido esse fato uma falha do próprio Bitcoin. Não. A Bitstamp é uma exchange, um veículo pelo qual as pessoas compram e vendem bitcoins.

Se o Bitcoin tivesse o que se chama de espinha dorsal, ou seja, a estrutura essencial e enrijecedora que protege um organismo contra a gravidade do colapso, então, tal estrutura seria a comunidade de mineradores do Bitcoin. Como uma “espinha dorsal” biológica, o Bitcoin é composto de várias vértebras individuais – milhares de indivíduos executando programas de mineração na rede, e tal diversidade dá ao Bitcoin mais flexibilidade e força.

É preciso mais que a falha de um único indivíduo ou uma única empresa para realmente enfraquecer o Bitcoin.

Fonte: CoinCenter

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.