Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$6,375.24
-0.23%
Ethereum (ETH)
$207.92
-1.21%
Bitcoin Gold (BTG)
$28.54
-0.07%
XRP (XRP)
$0.51
-1.34%
EOS (EOS)
$5.17
-4.49%
BANCARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA: CARTEIRAS SMS.

Bitcoin, Carteiras

BANCARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA: CARTEIRAS SMS.

A falta de acesso ao sistema financeiro é uma das causas que impedem o aumento da renda das camadas mais pobres da população. Mesmo em países em desenvolvimento como o Brasil, em cidades interioranas ou mesmo na periferia de grandes cidades a oferta de serviços financeiros como caixas eletrônicos ou agências bancárias são escassos. Além da falta da infraestrutura bancária, certos segmentos da sociedade não estão inclusos no mundo digital o que faz com que serviços como internet banking não seja a solução ideal.

Na África, o mobile banking é um grande instrumento de inclusão social de uma população pouco bancarizada. Lançado em 2007, o serviço de pagamento M-Pesa é hoje utilizado por mais de 17 milhões de quenianos para transferir dinheiro com seus telefones celulares no que foi amplamente visto como a história de sucesso predominante no espaço global de pagamentos móveis. O serviço de banco por celular é oferecido pela empresa de Telecom Vodafone (através da filial Safaricoim) e utiliza uma tecnologia baseada no SMS.

Para proporcionar ainda mais benefícios para os unbanking, a integração desse sistema com o bitcoin é uma coisa óbvia a se pensar. O provedor de remessa BitPesa já havia lançado uma plataforma de remessas internacionais utilizando o bitcoin. E mais recentemente o serviço de carteira bitcoin, Kipochi, passou a ser integrado no M-Pesa, fazendo com que mais de um terço dos quenianos tenha acesso a esse tipo de serviço. Com essa integração, ficou mais barato para expatriados enviarem seu dinheiro para casa.

No México, a Exchange Bitso também mira os usuários de celular. Em parceria com a empresa de serviços financeiros móveis Pademobilie lançou um serviço onde seus usuários podem usar seus fundos em bitcoin para financiar seus gastos com o Pademobile. Além disso, graças à nova parceria, os usuários podem agora comprar bitcoin usando cartões de crédito e contas de saldo pré-pago.

Entretanto, nos casos supracitados o bitcoin é somente um canal de entrada de fundos para o sistema mobile banking. Uma integração completa pode trazer benefícios tanto para os consumidores, reduzindo intermediários e taxas, e tanto para o ecossistema bitcoin, disseminando seu uso. Umas das pioneiras a oferecer uma solução completa dessa natureza é americana Coinbase, que criou uma interface SMS, que permite aos usuários comprar, vender e enviar bitcoins via mensagem de texto.

Infelizmente, a Coinbase não oferece esse tipo de serviço para terras tupiniquins. Mas, não se preocupe. A startup 37Coins criou uma carteira bitcoin para qualquer dispositivo móvel com funcionalidades SMS através de uma “porta de entrada” no país do usuário de origem

O diferencial da 37Coins é o seu aplicativo SMSgateway, que permiti qualquer um com telefone Android conecte a rede SMS de um país à rede Bitcoin. Os esforços do parceiro são recompensados com uma pequena recompensa de qualquer transação que é iniciada através do seu gateway. Com mais gateways que são criados, maior será o alcance da “rede 37Coins ‘ e mais resistente será a falhas de hardware ou de um ataque malicioso. O SMSgateway é concebido como um cliente regular para a rede da operadora de celular. Sem a aprovação, a cooperação, ou acordo com o provedor de rede, exceto um cartão SIM pago, que é necessário configurar.

João Alberto

Comentários