Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Banco Central Europeu: Bitcoin, um fenômeno que não pode ser...

Bitcoin, Trades

Banco Central Europeu: Bitcoin, um fenômeno que não pode ser ignorado.

O Banco Central Europeu (BCE) reiterou sua posição em relação às moedas digitais ou criptomoedas.

Num discurso proferido em um seminário do Banco d’Italia sobre taxas interbancárias, Yves Mersch, membro do Conselho Executivo do BCE, disse que as moedas digitais ainda são pequenas demais para ter um impacto sobre o mercado varejista e também sobre os bancos centrais.

Mersch reiterou o que foi dito pelo BCE, há dois anos, sobre Bitcoin no relatório: Virtual Currency Schemes (Sistema de Moeda Virtual) que foi publicado em outubro de 2012.

Embora as moedas digitais venham ganhando muitos seguidores, elas ainda não estão nem perto do que poderiam ser consideradas como moedas de vasto uso. De qualquer forma, elas estão ganhando popularidade e, como resultado, os orgãos reguladores pelo mundo estão começando a notá-las.

No último dezembro, a Autoridade Bancária Europeia (ABE) publicou um alerta sobre os riscos potenciais relacionados com as moedas virtuais, com foco em fraude e roubo. Sobre essa parte, o BCE permanece calado desde seu relatório de 2012.

Um fenômeno que não pode ser ignorado

“Muitos comentadores na mídia se perguntam qual impacto essas moedas vão causar no mercado varejista e até nos bancos centrais. Eu concordo que os sistemas de moeda virtual são um fenômeno interessante que não pode ser ignorado ou deixado de lado,” falou ele.

Ele prosseguiu dizendo que as criptomoedas não apresentam um sério risco para a estabilidade dos preços ou para a estabilidade financeira na Europa, mas elas apresentam, sim, um risco para usuários, exatamente o que os bancos centrais europeus e ABE vem dizendo por meses.

Curiosamente, em sua declaração, Mersch faz uma clara distinção entre os investimentos especulativos em bitcoin e o uso de bitcoin para fazer pagamentos.

“No entanto, este risco com os usuários está mais relacionado a investimentos especulativos e à defesa do consumidor, mas não necessariamente para pagamentos em bitcoin. Contudo, estamos acompanhando de perto sua evolução e mantendo contato com outras autoridades”, ele disse.

Infelizmente para uns (e felizmente para outros) ambiguidade e incerteza regulatória são dois importantes obstáculos ​​que não serão superados tão cedo.

Fonte: CoinDesk

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.