Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,548.73
-0.81%
Ethereum (ETH)
$116.33
-1.58%
XRP (XRP)
$0.314109
-1.40%
EOS (EOS)
$2.42
-0.87%
Bitcoin Gold (BTG)
$11.02
0.64%
Bitcoin ajudando agricultores orgânicos na Argentina

Bitcoin

Bitcoin ajudando agricultores orgânicos na Argentina

Atualmente está acontecendo um projeto bem interessante na Argentina. Nubis Bruno, um desenvolvedor web e empreendedor, encontrou uma forma de ajudar agricultores orgânicos da região a vender seus produtos usando Bitcoin.

É que em Buenos Aires, agricultores orgânicos estão tendo dificuldades para vender seus produtos. No entanto, alguns encontraram uma alternativa. Com a ajuda do Bitcoin, esses agricultores conseguiram criar uma presença online onde podem vender seus vegetais orgânicos diretamente aos consumidores, sem taxas ou intermediarios.

Santiago Zaz, amigo de Nubis Bruno e membro de uma comunidade orgânica de agricultores chamada Terra Buena, enfrentava dificuldades para vender seus produtos.

Explica Nubis Bruno:

Farmers_bitcoin_article_3_Bitcoinist-e1420223375129Eu conheço o Santiago há anos, nos tornamos amigos quando aluguei um apartamento dele. Poucos meses atrás, Santiago me falou que estava no ramo de vendas de vegetais orgânicos em Buenos Aires. Eu também não sabia que ele estava vendendo produtos de outros agricultores.”

Santiago queria expandir sua clientela e aumentar seu negócio, mas não sabia como fazer para atingir tais metas. Desde que descobriu que Bruno trabalhava com programação web, achou que o amigo poderia ajudá-lo. Para a Terra Buena, aceitar pagamentos online através do Paypal ou de cartões de crédito era um problema pois eles precisavam de capital imediato para pagar as suas próprias despesas e as taxas mais elevadas do que podiam pagar. Além disso, não sabiam como lidar com a burocracia, precisavam de alguém para fazer isso por eles. Então Nubis pensou que se aceitassem Bitcoin, ele poderia configurá-los completamente e resolver seus problemas de uma vez por todas.

Nubis Bruno viu ali excelente oportunidade de trazer o dinheiro digital para um ecossistema onde ainda não era conhecido,  a comunidade de agricultores orgânicos em seu próprio país. Quando Nubis explicou sua proposta, Santiago compreendeu imediatamente do que se tratava o Bitcoin e percebeu que a criptomoeda seria capaz de resolver alguns dos seus problemas – problemas estes que vêm principalmente do sistema financeiro tradicional.

Santiago afirma:

Farmers_bitcoin_article_1_BitcoinistPara mim é um mecanismo de pagamento semelhante a um cartão de crédito, mas o valor acrescentado que ele tem é o de não exigir intermediários, como os bancos, e também é muito fácil de usar. Pequenos agricultores como nós não temos acesso ao crédito bancário, tornando nossa vida muito difícil. Então percebemos que o Bitcoin foi uma forma segura, fácil e barata de evitar os custos elevados que poderiámos ter.”

Farmers_bitcoin_article_2_BitcoinistNubis e Santiago fecharam acordo na criação de um site para que o primeiro pudesse aceitar pagamentos online em bitcoins. Uma semana depois, Nubis estava com o site funcionando e Santiago vendendo verduras orgânicas todos os dias. Ele resolveu, assim, muitos problemas para Santiago; não só o dos pagamentos, mas também quanto aos pedidos e controle de quem pediu o quê e quanto pagou.

Todos os agricultores da rede Terra Buena estão sendo benefíciados, mesmo sem lidar com a moeda digital diretamente.

Parece que este empresário encontrou a sinergia perfeita entre o modelo tradicional de organização coletiva com os agricultores descentralizados e a base moderna e descentralizada que é da própria natureza do Bitcoin. Tem-se então uma experiência social bem sucedida que comprova a utilidade final do Bitcoin e seu imenso potencial para integração simbiótica nas nossas estruturas econômicas e sociais.

Aqui um vídeo com mais detalhes:

https://www.youtube.com/watch?v=i8lX2naTlrM

Fonte: Bitcoinist.net

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.