Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$6,393.10
0.01%
Ethereum (ETH)
$209.72
-0.5%
Bitcoin Gold (BTG)
$28.68
0.4%
XRP (XRP)
$0.52
-0.32%
EOS (EOS)
$5.39
-0.34%
Bitcoin prosperando muito na República Checa

Bitcoin

Bitcoin prosperando muito na República Checa

Com mais castelos por quilômetro quadrado do que qualquer outro país, existe um sabor de velho mundo na República Checa. Encantos boêmios do país, no entanto, desmentem a acusação inexorável de seu progresso. A República Checa dispõe de um sistema de educação que ocupa o 15º lugar no mundo, velocidade da internet que se classifica em 8º no mundo, são também a maioria dos assinantes de Wi-Fi na União Europeia. Por essas razões, é possivel dizer que com essa população altamente educada e conectada, a nação checa foi mordida pela picada do inseto Bitcoin. Hoje a República Checa gera o quarto maior volume de pesquisas na web relacionadas ao Bitcoin, empatado com os Estados Unidos de acordo com o Google Trends.

Volume de pesquisa por Bitcoin em janeiro de 2015 por região

Screen-Shot-2015-02-04-at-10.00.08-AM

Uma curta história do Bitcoin na República Checa

Residência da primeira piscina de mineração (mining pool) para Bitcoin, a criptomoeda começou forte na República Checa e continua andando no caminho correto. O governo da República Checa tem sido silencioso sobre a regulação das empresas de Bitcoin, o que inspira alegria nos corações de muitos. Em novembro de 2013, uma exchange Checa de bitcoins chamada Bitcash.cz foi hackeada e 4 mil carteiras de usuários foram esvaziadas e em torno de cem mil dólares, roubados. A exchange está funcionando agora, mas a confiança nela diminuiu já que os fundos nunca foram recuperados. Em uma notícia mais recente e também estranha, a República Checa foi ameaçada por terroristas que exigiam um milhão de euros em bitcoins, ou eles iriam espalhar o vírus mortal Ebola em áreas públicas por todo o país. O resgate não foi pago e as ameaças não prosseguiram, resultando em uma cobertura fenomenal para o Bitcoin na região. Nós vimos o Bitcoin evoluir muito além da simples noção de ser uma tecnologia misteriosa e pioneira. O Bitcoin agora é visto por muitos como uma alternativa viável à moedas fiat, o que levou à proliferação de empresas recém-financiadas que agregam ainda mais valor para o ecossistema Bitcoin.

Bitcoin “Startups” na República Checa

Institut kryptoanarchie, Institute of Cryptoanarchy, sídlo Paralelní polis, bankomat, bitcoin automat, ATMEntre as empresas que brotaram do Bitcoin está a SatoshiLabs, famosa pela sua piscina de mineração Slush e sua carteira hardware Trezor. A carteira Trezor ganhou destaque depois que inúmeras empresas perderam os bitcoins de seus usuários. Pouco tempo depois, as opções de armazenamento frio, mais seguras e com uma interface mais amigável, floresceram. Depois de ter seu Bitcoin armazenados de forma segura na sua Trezor, você pode agora passar no Paralelní Polis, o primeiro café do mundo que só aceita pagamentos em bitcoins, ele é equipado com um caixa eletrônico ATM de Bitcoin para os detentores de moeda fiat, e no andar superior, onde você vai encontrar um espaço de hackers chamado Instituto de Cripto-Anarquia. Dando uma olhada mais de perto na máquina ATM do café Paralelní Polis, descobrimos que ela é desenvolvida pela General Bytes, seu próprio fabricante de máquinas ATM de Bitcoin da República Checa. Para processar os pagamentos das máquinas ATM de Bitcoin é uma outra estrela em ascenção, a Bitcoinpay.com, uma empresa processadora de pagamentos Bitcoin liderando a tarefa de obtenção de negócios checos para aceitarem o Bitcoin. Com apenas 9 Bitcoin ATMs em todo o país, conseguir bitcoins não é fácil. É por isso que o WBTCB formou parcerias que permitem as pessoas comprarem bitcoins em qualquer uma das agências dos correios e em terminais de loteria em um dos mais de 8 mil locais em todo o país.

Estas são apenas algumas das contribuições mais notáveis para o ecossistema Bitcoin que a República Checa criou. Pode-se inferir daí que uma grande parte das pessoas que estão à procura de informações sobre Bitcoin nessa comunidade podem ter visto essas empresas e querem aprender mais sobre a criptomoeda que serve de combustível para elas.

Comunidade Bitcoin Checa

Os empreendedores estão reconhecendo que a população anseia por mais informações sobre o Bitcoin e muitas oportunidades de divulgacão de conhecimento foram criadas. A exchange checa WBTCB estabeleceu uma presença física em Praga que pretende ser o ponto central da cidade para se obter informação sobre o Bitcoin. As pessas podem passar pelo centro para fazer perguntas ou adquirir bitcoins. A população local também começou a organizar casuais conferências para aqueles que estão interessados em aprender sobre a criptomoeda. Grande número de encontros (MeetUps) de Bitcoin em Praga fomentam o diálogo e geram novas idéias em torno da moeda. Um espaço de trabalho conjunto chamado Node5 concede palestras gratuitas sobre Bitcoin para a comunidade, e tem uma série de mentores disponíveis para ajudar os empreendedores de Bitcoin. Quaisquer idéias de negócios que venham a surgir a partir desses encontros podem ser postas à prova na StarCube, um acelerador de “startups” cujos investimentos notáveis incluem o bitcoinpay.com. Estas são apenas algumas das muitas startups e organizações culturais da região que estão inovando em torno da blockchain.

O Bitcoin está claramente crescendo na República Checa em 2015. Não são apenas os moradores que estão numa busca ativa de conhecimento sobre o Bitcoin, a região agora tem piscinas de mineração Bitcoin, uma exchange Bitcoin, e sua própria mescla de problemas de segurança únicos.

Fonte: Cakebet.com

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.