Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Bitcoin sobe 12% com o anúncio de referendo na Grécia

Bitcoin

Bitcoin sobe 12% com o anúncio de referendo na Grécia

Todos os olhos da economia e da mídia atualmente estão na Grécia. Os bancos gregos estão fechados desde segunda-feira(29/06) e vão continuar até o próximo domingo, outros serviços como Western Union e Moneygram também estão fechados. No próximo domingo, haverá um referendo sobre o pagamento ou não da dívida com os bancos europeus e o FMI. Caso o “não” vença, provavelmente a Grécia também vai estar fora da Zona do Euro.

Não pagar a dívida e continuar na Zona do Euro foi uma possibilidade levantada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel. Essa possibilidade, todavia, foi negada pelo presidente da França, François Hollande. O não pagamento da dívida poderia abrir um precedente para que outros países endividados também não pagassem a dívida e continuassem na Zona do Euro, como Espanha e Portugal.

Controle de capital está em vigor durante essa semana, e pode continuar após o referendo. Os gregos se veem com seu dinheiro preso, somente podem sacar 60euros por dia. Momento oportuno para o Bitcoin, que não pode ser controlado por nenhuma instituição. A CNN Money mostrou que pouco se falava sobre Bitcoin na Grécia antes das últimas semanas. Todavia, o número de gregos comprando Bitcoin aumentou consideravelmente em exchanges da região. É o caso da bitcoin.de, da Alemanha, que aumentou suas operações na faixa de 79%.

Mesmo a Grécia sendo um país pequeno, com apenas 11 milhões de habitantes, a crise foi capaz de aumentar o preço do bitcoin em 12% nas últimas semanas, após meses de um mercado bem estagnado. Não temos como ter a certeza se são gregos comprando ou apenas usuários especulando sobre o aumento do preço devido a crise grega, provavelmente um misto das duas possibilidades.

Gráfico Bitcoin e a Grécia

Gráfico do Bitcoin após anúncios do governo grego.

Paulo Fiorio

Comentários

coinmag

Fundador e Editor do Bitcoin News Media Group, especialista em construção de marca e tendências de mercado. Foi estudando sobre tendências que conheceu o Bitcoin, desde então se dedica ao Bitcoin News e outros projetos relacionados à Bitcoin.