Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$5,572.40
-0.8%
Ethereum (ETH)
$175.14
-2.54%
Bitcoin Gold (BTG)
$26.46
0.46%
XRP (XRP)
$0.471628
-1.24%
EOS (EOS)
$4.55
-2.24%
Bithalo vai acabar com as exchanges centralizadas?

Bitcoin

Bithalo vai acabar com as exchanges centralizadas?

Um avanço no mundo das cryptos foi recentemente testemunhado com a criação da primeira plataforma com o conceito ‘smart contract’ e escrow descentralizado, chamada BlackHalo. Este protocolo, BlackHalo para BlackCoin e BitHalo para Bitcoins é, sem dúvida, um divisor de águas no mundo das cryptos.

O sistema econômico atual do Bitcoin é precário, uma vez que envolve o câmbio de moedas sob a responsabilidade de uma terceira-pessoa e quase sempre a ‘terceira-pessoa’ é completamente estranha e muitas vezes com pouca responsabilidade, como foi testemunhado no caso Mt.Gox em Fevereiro de 2014, quando misteriosamente foram roubados quase 400 milhões dólares em Bitcoin. Provavelmente, este foi maior golpe na história do bitcoin, uma vez que não deixou apenas vítimas da perda de dinheiro, mas também aparentemente danificando a confiança do povo sobre o Bitcoin.

Agora o paradigma está mudando e o mercado das cryptos está em uma estrada para um crescimento exponencial com a criação do tão esperado protocolo ‘BlackHalo’. Este protocolo, criado por um prodígio do xadrez, David Zimbeck, que tornou seu foco para as criptomoedas há alguns anos atrás, possivelmente será o protocolo mais seguro de troca ponto-a-ponto (p2p), que eliminará todos os riscos de perda de valores, permitindo que os usuários interajam diretamente entre si e façam negócios sem interferência de qualquer tipo de terceira-parte, diferente do que acontece hoje nas exchanges centralizadas, usando técnicas de risk-reward (risco-recompensa) como motivadora para o sucesso das transações. Além disso, uma das coisas mais úteis da plataforma “Halo” é que ela não se limita a lidar apenas com criptomoedas. Pode-se criar um contrato de trabalho com bitcoin ou blackcoin, para o comércio exterior, digamos, 1000 quilos de café do Quênia em troca de 50.000 quilos de açúcar do Panamá. Os depósitos, de valor igual ou superior, garantem que nenhum jogo sujo aconteça em qualquer uma das partes. Por exemplo, o café vem intacto, mas os sacos de açúcar vem cheios de rochas … Esta situação invalidaria o contrato e ambas as partes perderiam seus depósitos.

O sistema está em fase Beta, mas já oferece vários outros recursos que são extremamente fáceis de usar, incluindo, mas não limitados a:

  • Contratos de trabalho inquebráveis

Todas as relações na BlackHalo são apoiadas por contratos inquebráveis​​, seguros e inteligentes. Então, imagine que você emprega uma pessoa sabendo que eles não podem mentir sobre suas credenciais, porque você só vai pagá-los até a hora em que confiar em suas palavras. O funcionário beneficia também sabendo que vai ser pago por hora ou pelo conjunto da obra. Isso vai fazer maravilhas para a terceirização, que é comumente incomodada pelos empregadores e trabalhadores não confiáveis​​.

  • Escrow ponto-a-ponto

A maior vantagem desta exchange descentralizada é que ela fornece um escrow de duas partes. Isso significa que você não precisa mais de uma terceira parte ou pessoa para lidar com suas trocas e transferências. Em vez disso, você pode se comunicar diretamente com outros usuários e descobrir seus próprios prazos e taxas. Até agora algumas pessoas conseguiram fazer uma boa comissão agindo de escrow para transações, porém sem nenhuma plataforma específica. A segunda parte que fará o pagamento do prémio fará isso com um sorriso no rosto, pagando um prêmio (taxa) justo, isso é muito raro em finanças.

  • Anonimato

O protocolo BlackHalo e BitHalo asseguram o anonimato, principalmente porque os commodities são independentes e as comunicações podem ser filtrados pelo próprio programa. Detalhes do contrato podem ser organizados em situações avançadas e ocultas. Utilizando criptografia nos mais diversos canais de comunicação, isso significa que todas as informações de suas transações e transferências só será limitadas aos seus olhos.

  •  Confidencialidade

BlackHalo irá garantir que todas as suas informações permaneçam confidenciais. Não haverá terceira-parte, somente os membros do escrow P2P estarão cientes das negociações que estão sendo feitas entre eles. Além disso, não haverá registro de qualquer tipo. A negociação de dois produtos são classificados em diferentes categorias.

  • Versatilidade

Os protocolos BlackHalo e BitHalo são tão versáteis que são compatíveis com uma grande variedade de módulos de transferência financeiras, como Cash, MoneyGram, Western Union, Depósito Direto, PayPal, Gift Cards, cartões de crédito e muito mais.

  • Acessibilidade mundial

Com BlackHalo, transferência de dinheiro podem ser feitas para qualquer pessoa no mundo. Fronteiras geográficas já não é uma limitação para Bitcoin, pois o  BlackHalo tem capacidade de transferência global. Você pode enviar Bitcoins na China, Japão, Islândia, mesmo se você mora nos Estados Unidos. Pessoas em países como a Índia ou a Islândia, com forte restrições ou quaisquer outros lugares com essas características, podem ganhar uma enorme vantagem utilizando esse recurso incrível.

  • Função de micro-transferências

Para fazer com que o processo de transferência seja ainda mais confiável e seguro, o protocolo BlackHalo pode ser facilmente usado com micro transferência. A plataforma permite que ambas as partes do escrow P2P possam transferir seu dinheiro em pequenas parcelas, em vez de grandes transferências. Você pode dividir o valor em parcelas de sua escolha e tornar a transação ainda mais segura.

NightTrader, um aspecto adicional para os clientes da plataforma Halo é um componente que permite acordo entre computadores para permitir a execução de código para validar os contratos. O protocolo contém também a funcionalidade de e-mails criptografados e alguns canais de IRC que estão atualmente sofrendo mudanças de nomes e serão anunciadas em breve, os canais de comunicação podem atuar como um pregão ou um conjunto de contratos neste sentido também. BitMessage, o protocolo de mensagens anônimas popular entre os Bitcoiners está sendo renovado e redesenhado para atender as clientes da plataforma Halo. O protocolo será melhorado e vai permitir servidores serviços descentralizados, inaugurando uma nova era de computação e das finanças.

Para mais informações sobre o BitHalo e o BlackHalo, acesse os sites www.blackhalo.info e www.bithalo.org e siga @BitHaloOfficial no Twitter.

Fonte: Ayesha Iftikhar

Guto Schiavon

Comentários