Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$6,387.94
-0.03%
Ethereum (ETH)
$209.32
-0.62%
Bitcoin Gold (BTG)
$28.63
0.27%
XRP (XRP)
$0.52
-0.43%
EOS (EOS)
$5.38
-0.49%
Butterfly Labs: acusada de comprar um blog para ocultar resu...

Bitcoin, Mineração

Butterfly Labs: acusada de comprar um blog para ocultar resultados negativos de pesquisa.

O fabricante de hardware de mineração de bitcoins, a empresa Butterfly Labs, foi acusada de comprar um blog que criticava seus produtos com o intuito de manter sua reputação online.

Enquanto várias empresas, como a Amazon, já foram acusadas antes de usar táticas nefastas para remover ou alterar comentários em sites, se o caso da Butterfly Labs (BFL) for verdade, sua ação leva ao encobertamento de críticas a seus produtos para um novo patamar.

As alegações foram feitas pelo fundador do blog em questão, o usuário Reddit ‘borderpatrol‘, que só revela seu primeiro nome como Evan.

Seu web site, Buttcoin.org, que objetiva por um pouco de humor no mundo bitcoin, vem funcionando desde 2011 e, de acordo com seu fundador, recentemente recebeu seu milionésimo visitante.

A Butterfly Labs, que fica na cidade do Kansas, manufatura uma variedade de hardware para mineração de bitcoins, tem sido marcada com inúmeras queixas sobre a qualidade de alguns de seus produtos, juntamente com os freqüentes e longos atrasos na entrega dos mesmos.

A CoinDesk recentemente desmembrou as estatísticas das reclamações sobre a empresa que recebeu pela Comissão Federal de Comércio dos EUA.

Compra Anônima

Evan afirma que a Butterfly Labs comprou seu web site por uma soma de 5 dígitos (entre 10 mil e 100 mil dólares) em um negócio arranjado por um sujeito chamado Jeff, que insistiu que a empresa comprada fosse transferida para o nome da sua filha, mas nunca mencionou que estava sendo adquirido em nome da BFL, de acordo com Evan.

Descontente com a forma que a transação fora conduzida, o fundador disse:

Ele explicou que queria manter o site como ‘The Onion de Bitcoin’, queria também que eu continuasse a escrever por mais 6 meses. […] O cara estava comprando meu site, mas ainda me deixou sob controle do mesmo.”

Entretando, assim que o negócio fora fechado, todos os previlégios de accesso de Evan foram revogados.

Logo depois, ele começou a notar que os textos de revisão do Buttcoin.org que criticavam os equipamentos de mineração da BFL tinham sido reescritos para elogiar o hardware em questão, com as manchetes completamente invertidas.

Ele oferece um exemplo do arquivo da Internet para provar seu ponto. O artigo “A plataforma de mineração da Butterfly Labs de 22 mil dólares é uma grande bosta instável e quebrada.” (artigo arquivado) foi agora mudado para “A plataforma de mineração da Butterfly Labs é uma máquina sensual de mineração.” (artigo atual).

Vários outros artigos da BFL também foram editados de forma semelhante, porém artigos críticos de equipamentos de outros fabricantes mantiveram-se em sua forma original.

BFL-buttcoin-story-630x558

Apontando o Dedo

Evan disse que sua pesquisa mostrou que o tal Jeff não é outro senão Jeff Ownby, Vice Presidente de Marketing da BFL. Ele acredita agora que a BFL comprou o site a fim de essconder seus produtos de comentários críticos que aparecem bem no alto do ranking do Google quando pesquisa-se sobre termos chave da ButterFly Labs, acrescentando:

O site Buttcoin.org constava entre os terceiro ou quarto lugares para a palavras-chave ‘Butterfly Labs’ ou ‘ButterFly Labs Review’ e constava em primeiro quando a busca era ‘butterfly labs scam’ ou ‘is butterfly labs legit’. Ficou óbvio para mim que o objetivo da compra do site foi o de remover os artigos negativos que estavam destruindo seu tráfego de busca e queimando sua imágem.”

butterfly-labs-scam-630x621

A CoindDesk irá aos laboratórios da ButterFly Labs para dá-lhes a chance de se pronunciar sobre o assunto. Um update sairá em breve.

Fonte: CoinDesk

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.