Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Cesares, presidente da Xapo: Bitcoin tem chance maior que 50...

Bitcoin

Cesares, presidente da Xapo: Bitcoin tem chance maior que 50% de valer mais de US$ 1 milhão

painel bitcoin do primeiro dia da Techcrunch Disrupt teve um título um tanto grosseiro esse ano com “É o fim do bitcoin?”, mas o presidente da XapoWences Casares, e o presidente da BTCC (antiga BTC China), Bobby Lee, foram capazes de argumentar, durante suas declarações, que o sistema de dinheiro digital ponto a ponto chegou para ficar. Apesar do bitcoin estar passando por um ou dois anos desastrosos em termos de preço em dólares americanos, ainda há uma grande quantidade de desenvolvimentos acontecendo em torno do protocolo base. É possível que o bitcoin tenha tornado-se vítima de seu próprio sucesso precoce durante a bolha do fim de 2013, e agora é o momento de ocorrer o verdadeiro crescimento no setor.

O bitcoin existirá pelo mesmo período que a Internet existir

Quando perguntado se o bitcoin vai existir por muito tempo, Bobby Lee quase pareceu confuso com a pergunta. Ele acredita que o bitcoin existirá, pelo menos, pelo mesmo tempo que a Internet existir, o que significa que ele o vê como o novo padrão para pagamentos on-line – muito parecido com a Internet ser o padrão para o compartilhamento de informações pelo mundo. Lee explicou seu ponto de vista durante a discussão do painel:

Certamente isso vai importar. Não leve a mal… meu ponto de vista é que o bitcoin não vai acabar assim como a Internet (não) vai acabar. Então, se alguns de você acreditam que a Internet pode acabar, então o bitcoin pode acabar. Desde que a Internet esteja conosco, o bitcoin sempre estará conosco porque é a primeira e mais bem sucedida forma de dinheiro e valor eletrônico do mundo que não é controlada por qualquer governo ou sistema. O bitcoin já é razoavelmente bem sucedido, eu diria. O motivo de ser razoavelmente bem sucedido é que as pessoas realmente dão valor à ele, então o impacto já foi causado.

Embora muitas pessoas, incluindo alguns dos desenvolvedores do Bitcoin Core, argumentariam que o bitcoin ainda é uma experiência, parece que Lee acredita que a experiência acabou e deu certo. Agora que o bitcoin tem valor em uma classe de ativos digitais, ele deve continuar a ter valor desde que as pessoas ainda achem o sistema prático para uma variedade de situações de uso diferentes.

Faz sentido guardar alguns bitcoins

Enquanto Wences Casares não estava tão otimista como Lee durante seus comentários, ele ainda está, sem dúvida, no lado do debate onde o bitcoin “vai estourar” e mudar completamente o mundo das finanças. Na verdade, Casares compartilhou algumas ideias surpreendentes sobre onde acredita que o bitcoin poderia terminar enquanto investimento a longo prazo:

Sou a pessoas mais parcial do bitcoin que posso imaginar – a pessoa mais a favor do bitcoin que imagino – e ainda assim, sempre falo para as pessoas que não devem ter uma quantidade de bitcoins que não possam perder porque acho que há uma chance significativa de que seu valor caia para zero. E por significativo eu diria 20%, mas repito, sou muito, muito parcial. Se há uma chance de 20% de você perder aquele dinheiro, você não deve ter (investida) uma quantidade que não possa perder. Ao mesmo tempo, acho que há uma chance maior que 50% do bitcoin valer mais de um milhão de dólares. Assim, hoje está em 200, então são 4000 vezes – a possível alta. Acho que faz sentido ter um pouquinho de bitcoin – digamos, 1% das suas economias em bitcoin. Faz muito sentido, mas nenhum pouco mais por ser um investimento super arriscado que possui uma assimetria incrível.

Quando se compara pessoas que acham que o bitcoin está acabado com pessoas que acreditam que a criptomoeda se tornará a nova moeda de reserva do mundo, a realidade é que ambos lados podem estar fazendo previsões cedo demais sobre o desenvolvimento da rede. É divertido fazer previsões sobre a difusão e o preço do bitcoin no futuro, mas a verdade é que ninguém sabe os rumos dessa tecnologia nas próximas décadas.

Fonte: TechCrunch

Redação

Comentários