Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,549.48
-0.81%
Ethereum (ETH)
$116.39
-1.50%
XRP (XRP)
$0.314472
-1.13%
EOS (EOS)
$2.42
-0.64%
Bitcoin Gold (BTG)
$11.05
0.50%
Charlie Shrem: indiciado por lavagem de dinheiro.

Bitcoin

Charlie Shrem: indiciado por lavagem de dinheiro.

Um dos primeiros milionários de Bitcoin, ex membro da Fundação Bitcoin e fundador da empresa BitInstant, Charlie Shrem, foi indiciado sobre seu suposto envolvimento em lavagem de mais de 1 milhão de dólares americanos no mercado negro (de drogas ilícitas) Silk Road. A acusação envolvendo Shrem e um morador da Flórida, Robert Faiella indicou que os dois conspiraram juntos para canalizar dinheiro para o site Silk Road desde 2011.

Shrem, 24, também foi acusado de não reportar nenhuma atividade suspeita para o governo durante seu tempo na empresa.

Detalhes do processo

De acordo com o processo de acusação, Shrem trabalhou com Faiella para prover bitcoins para os usuários clientes do Silk Road. Faiella, 52 anos, conhecido no site Silk Road como “BTCKing”, supostamente usou a empresa BitInstant a fim de converter dinheiro vivo em BTC que era o único meio para se comprar drogas no site.

Shrem foi preso no dia 27 de fevereiro, está sob prisão domiciliar desde então, mas vem fazendo várias aparições na mídia. Ele foi entrevistado pela CoinDesk quando a Mt.Gox caiu; também apresentou-se na Conferência Bitcoin do Texas em março via Skype. Terminou tendo que se afastar da Fundação Bitcoin depois de ter sido preso.

BitInstant e Silk Road

A empresa BitInstant foi uma das primeiras casas de câmbio de BTC nos EUA. No início, os usuários podiam ir a uma agência bancária ou enviar dinheiro em espécie diretamente para eles, que a BitInstant convertia para bitcoins.

O site Silk Road foi desativado por autoridades federais no último outubro. Seu suposto mentor, Ross Ulbricht, foi indiciado agora em fevereiro por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Contra Shrem e Faiella somam-se duas acusações de operação de transmissão de dinheiro sem licença, uma acusação de conspiração de lavagem de dinheiro e mais uma acusação de falha intencional para reportar atividades suspeitas.

Shrem deve ser convocado para depor no próximo dia 29.

Fonte: CoinDesk

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.