Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,548.73
-0.81%
Ethereum (ETH)
$116.33
-1.58%
XRP (XRP)
$0.314109
-1.40%
EOS (EOS)
$2.42
-0.87%
Bitcoin Gold (BTG)
$11.02
0.64%
Citigroup: Bitcoin, uma ameaça a operadoras de cartões de cr...

Bitcoin

Citigroup: Bitcoin, uma ameaça a operadoras de cartões de crédito e débito.

Um relatório recente publicado pelo Citigroup sugere que o Bitcoin pode desafiar, ou mesmo suplantar, alguns dos sistemas de pagamento tradicionais se sua adoção se ampliar nos próximos anos.

De acordo com o Citi CPS, uma publicação corporativa que pertence à instituição financeira Citigroup, a tecnologia por trás das moedas digitais tem o potencial de romper as estruturas de pagamentos da atualidade. Em particular, ele cita sistemas de cartões de crédito e débito, além de serviços de remessa de dinheiro.

“A inovação essencial do Bitcoin é que ele pode eliminar a necessidade de um “intermediário de confiança” quando as duas partes de uma transação não confiam uma na outra. Há muitas dessas transações, mas as transações de transmissão de dinheiro e de cartão de crédito/débido se destacam”

No entato, o relatório vai adiante e declara que os riscos de segurança e a volatilidade no preço podem impedir que o Bitcoin jamais se torne um meio de transações financeiras de verdade.

Bitcoin poderia mudar o paradigma dos pagamentos

O relatório compara os cerca de 6.2 bilhões de dólares de capitalização do mercado bitcoin com os cerca de 300 bilhões de dólares das empresas globais de remessa combinadas.

Em 2013, o total de transações de cartão de crédito e débito chegou a 15.5 trilhões de dólares, e é esse imenso mercado que as moedas digitais estão prestes a romper nos próximos anos, continuou o relatório.

“As transações em bitcoin tem vantágens de custos em potencial sobre os pagamentos convencionais e reduz a necessidade de intermediação. A diferença entre os custos das transações convencionais e quaisquer taxas de bitcoins por conveniência e maior segurança permitirá ao bitcoin fazer incursões neste mercado”.

A instituição financeira também sugeriu que outras moedas digitais tais como Litecoin, Dogecoin e Blackcoin, em particular, também poderiam ganhar mais participação de mercado, chamando as transações destas altcoins de “significante”.

As moedas digitais ameaçam cartões de débito e crédito

Notadamente, o relatório sugeriu que as empresas que oferecem serviços de cartão de débito e crédito (incluindo o próprio Citigroup) podem enfrentar o aumento da concorrência das moedas digitais que podem causar um rompimento nos seus modelos de negócios existentes.

Já o impacto sobre o mercado de câmbio (FX) não é tão certo, dada as margens baixas já existentes.

Entretanto, o relatório disse que as empresas que cobram taxas altas para transações entre moedas, incluindo as empresas de remessas globais podem perder muitas de suas franquias se a tecnologia Bitcoin reduzir o custo dessas transações.
Fonte: CoinDesk

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.