Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,273.99
2.23%
Ethereum (ETH)
$86.86
4.15%
Bitcoin Gold (BTG)
$11.33
8.86%
XRP (XRP)
$0.290279
2.46%
EOS (EOS)
$1.94
6.35%
Como o crescimento do mercado de Bitcoin vai causar uma rupt...

Bitcoin, Trades

Como o crescimento do mercado de Bitcoin vai causar uma ruptura de 3.4 trilhões de dólares.

Um tsunami de rupturas – cortesia do Bitcoin – vai ser dirigido diretamente para vários setores da indústria de serviços financeiros. Alguma dessas empresas poderão se adaptar a um mundo em que as moedas digital exercem um papel preponderante, mas, para grande maioria, é provavel que se tornem vítimas do mercado de bitcoin. Tais empresas vão se esforçar mas possivelmente desaparecerão por inteiro.

Em um relatório de pesquisa divulgado no final de maio, de um analista da Wedbush Securities, Gil Luria, ela disse que:

As tecnologias relacionadas com o Bitcoin podem atrapalhar os mercados de pagamentos e outros mercados baseados em confiança dentro dos próximos anos e por décadas a seguir”.

bitcoin-market

Lista de empresas que sentirão o impacto do bitcoin nos seus negócios.

Isso pode causar um tremendo impacto na economia americana, disse Luria, já que 20% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA “é gerado por indústrias cuja principal função é a de agir como um terceiro de confiança”, tais como bancos, companhias de seguros e empresas relacionadas com o setor imobiliário.

Em termos de dólares isso chega a um montante de 3.4 trilhões. E, enquanto isso não vai acontecer do dia para a noite, as mudanças serão sentidas por toda parte. Comparando o Bitcoin com outras tecnologias revolucionárias como a onda “mobile” dos smartphones, tablets e mídias sociais, Luria prevê:

A ruptura do Bitcoin vai demorar mais tempo do que o esperado, mas terá um impacto ainda mais profundo do que o previsto.”

Com o passar do tempo, os benefícios do Bitcoin – suas taxas insignificantes, com nenhuma informação pessoal ligada as transações, descentralização (nenhum banco central pode desvalorizar a moeda, imprimindo mais e mais do mesmo), e o potencial da tecnologia para usos que vão além de meros pagamentos, tais como a verificação de propriedade – vão acelerar a adoção e ameaçar muitas das empresas existentes.

Em seu relatório bem detalhado “State of Bitcoin” para o segundo trimestre do ano, a agência de notícias CoinDesk nomeou 34 empresas com uma capitalização combinada de $546 bilhões de dólares suscetíveis à ruptura com a crescente adoção do mercado de Bitcoin. Muitas dessas empresas são grandes e poderosas, tais como as gigantes de cartão de crédito Visa e Mastercard, empresas de transferência de dinheiro como a Western Union, empresas de equipamento para pagamentos como a NCR Corp, e empresas do mercado de valores mobiliários como a CME Group Inc e o grupo NASDAQ OMX Inc.

A menos que essas vítimas do mercado de Bitcoin entrem a bordo do movimento da moeda digital em breve, eles correm o risco de serem atropelados por ela.

O Mundo não vai esperar pelas vítimas do mercado de Bitcoin

Ainda é fácil ignorar o bitcoin, já que ele continua nos seus estágios iniciais de adoção. Um outro ponto chave do relatório da CoinDesk é a de que as medidas para adoção do Bitcoin estão crescendo exponencialmente.

As carteiras de bitcoin, por exemplo, cresceram de 765 mil em junho de 2013 para mais de 5 milhões junho deste ano – um aumento de 7 vezes. E o investimento de capital de risco ao longo dos últimos 12 meses disparou de 17,1 milhões dólares em junho passado para 200,7 milhões dólares em junho deste ano – um aumento de vinte vezes. E o número de comerciantes que aceitam Bitcoin dobrou desde meados de dezembro para cerca de 63 mil em junho.

Estes números são pequenos agora, mas o que importa mesmo são as taxas de crescimento. Dentro de poucos anos, o ecossistema Bitcoin atingirá a massa crítica, e para as empresas vítimas que esperaram muito, será tarde demais.

Surpreendentemente, no entanto, muitas das vítimas potenciais do mercado Bitcoin sequer vêem a moeda digital como, até mesmo, uma pequena ameaça. A maioria ainda nem se preocupou em listar Bitcoin como um risco nos arquivamentos do “EUA Securities” e da “Exchange Commission” (SEC).

Elas devem reconsiderar, já que um número crescente de especialistas estão tendo uma visão mais sóbria do impacto Bitcoin vai ter nos próximos anos.

Vê-se ainda como um grande desafio o que o Bitcoin representa para o sistema de moedas nacionais (FIAT) que tem evoluído desde os anos 70.”

Disse o historiador econômico Niall Ferguson. O professor de História da Universidade de Harvard e membro sênior do Instituto Hoover, num recente artigo para a revista The American Interest:

Mas seria imprudente supor, como fazem alguns, que o Bitcoin não constitui um risco.”

 

Fonte: Money Morning

 

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.