Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Encontro anual do FMI e Banco Mundial explora o potencial da...

Bitcoin, Trades

Encontro anual do FMI e Banco Mundial explora o potencial da Blockchain

Os encontros anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial aconteceram em Washington, DC, durante o final de semana e, de forma notável, o assunto Bitcoin e sua tecnologia subjacente foi apresentado para discussão.

Alguns participantes chegaram a comparar a tecnologia Bitcoin ao Esperanto, a lingua criada em 1987 para ser um meio de comunicação internacional, na medida em que é uma boa idéia, teoricamente, mas que pode não sobreviver de acordo com seu potencial. Outros o criticaram como uma pobre reserva de valor, conforme relatório do banco mexicano Banorte.

O banco reportou alguns participantes, dizendo:

Ninguém acredita que o Bitcoin ou qualquer uma dessas (criptomoedas) vá dominar o mundo como a próxima moeda global. Dentro desse contexto, alguns chegaram a comparar a moeda digital ao que aconteceu com o Esperanto, que tentou ficar com o posto de língua do mundo, mas como todos sabemos nada aconteceu.”

No entanto, também indica que as instituições de crédito estão começando a tomar conhecimento do potencial disruptivo do bitcoin.

Visão Cética

O relatório do Banorte também disse que as instituições financeiras estão tendo que lidar com regulamentações cada vez mais restritivas, enquanto que ao mesmo tempo elas precisam enfrentar novas e perturbadores tecnologias, incluindo as moedas digitais.

Dá para se notar o ceticismo a respeito do bitcoin e sobre outras chamadas “criptomoedas digitais” em todo lugar. Como alguns comentários sobre “como ficar longe do bitcoin”, “é uma miragem” ou “é uma péssima reserva de valor”. Tais comentários, que são patrocinados por Warren Buffet e Jamie Dimon, respectivamente, diz o relatório.

IMFWorldBank

Embora o tema tenha também aparecido em diferentes agendas durante o encontro, mas de uma forma mais construtiva.

Benefícios nas Finanças

Embora os palestrantes não esperem que o bitcoin venha assumir o sistema monetário global, eles parecem estar abertos à ideia de aplicar os protocolos das moedas digitais para desenvolver novas plataformas e fornecer novos recursos.

Houve um reconhecimento de que tais protocolos poderiam servir como uma “camada inicial” sobre a qual as plataformas de sistemas de pagamento completamente fundidos poderiam ser construídas.

“A principal minúcia é que o protocolo realiza operações em tempo real, nas quais o valor é transmitido, diferente do uso atual do correspondente sistema bancário, o que representa um passivo para uma das contrapartes, em ambos os casos, são simples transferências de dinheiro e operações de câmbio. Isso pode reduzir muito os custos de transação e risco das contrapartes”, disse o banco.

Um bom exemplo de aplicação potencial da Blockchain no setor financeiro é Epiphyte, uma plataforma de cripto-financiamento projetada para conectar redes bancárias com redes de criptomoedas. O Epiphyte ganhou o Concurso Startup SWIFT Innotribe no evento Sibos 2014, em Boston, no início deste mês.

Resumindo, o Banorte disse que o sentimento geral para as criptomoedas foi bem equilibrado:

No geral, em vez de notar uma rejeição completa às criptomoedas, observou-se uma avaliação muito mais construtiva em torno dos  aspectos operacionais para se construir sistemas de pagamento mais seguros e mais baratos de usar.”

Fonte: CoindDesk

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.