Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Empregadas domésticas estrangeiras de Hong Kong podem agora ...

Bitcoin

Empregadas domésticas estrangeiras de Hong Kong podem agora enviar dinheiro para casa sem sequer saber o que é Bitcoin

O Bitcoin é muitas vezes aclamado como a solução para os problemas de remessas de dinheiro no mundo, ele é acessível aos que não têm contas bancárias, é quase instantâneo, e as taxas são mínimas em comparação as dos bancos e as de outros serviços internacionais de transferência de dinheiro.

Mas talvez o maior obstáculo para as remessas em Bitcoin realmente ganharem tração é o Bitcoin em si. A natureza complexa e desconhecida das criptomoedas mantém os candidatos a usuários do lado de fora.

Contudo, o Bitcoin vem lentamente ganhando a conscientização do público, e pensando nisso a empresa Bitspark decidiu ignorar os problemas e permitir que seus clientes enviem dinheiro para casa com conhecimento zero de Bitcoin. A recém formada empresa acabou de anunciar as primeiras remessas de dinheiro “end-to-end” com o uso do bitcoin entre Hong Kong e as Filipinas.

A maioria dos serviços de remessa de bitcoin hoje funcionam assim: uma pessoa pega o dinheiro do salário que ela ganhou e compra bitcoins, então envia de sua carteira Bitcoin para a carteira Bitcoin do recipiente, que é geralmente um amigo ou familiar que mora no país de origem do remetente. Então o recipiente faz a troca de volta de bitcoins para a moeda local do país.

Mas as remessas de dinheiro end-to-end, como essa que a Bitspark conseguiu desenvolver, são muito mais simples. Tais remessas se assemelham as da Western Union, já que o cliente só entrega o dinheiro de um lado e o recipiente recebe o dinheiro do outro. Mas, embora o bitcoin sirva como mídia primária para essas transações, ele nunca entra na equação do cliente. Não há necessidade de uma carteira bitcoin para os clientes, e o custo se reduz a uma comissão de menos de um porcento.

Screenshot_5

Um novo App para smartphones e um sistema automatizado estão sendo desenvolvidos para agilizar ainda mais o processo, mas a maioria das pessoas que precisam do serviço são empregadas domésticas filipinas que trabalham no estrangeiro, que nesse caso querem mandar dinheiro físico. Para sua estréia a Bitspark armou um estande no edifício World Wide House na região chamada Central de Hong Kong agora no domingo, em uma localização que é popular com as empregadas nos seu único dia de folga da semana.

“Nós fizemos um bom número de transações e ganhamos mais de 400 clientes em potencial e estamos procurando expandir nossos serviços nessa área nas próximas semanas” disse o presidente da Bitspark George Harrap. A Bitspark vai continuar com seu estande na Central todo domingo, mas não necessariamente no mesmo local.

Em torno de 140 mil filipinos moram em Hong Kong, a maioria trabalha com serviços domésticos o que exige uma alta demanda para serviços de remessas de baixos valores. Harrap disse que seu foco imediato está em Hong Kong, mas as empregadas indonésias são um outro grande mercado que ele espera atingir no futuro.

Enquanto as remessas de dinheiro end-to-end usando bitcoin parecem ser bem básicas, na prática elas são bastante complicadas.

Quando fizer essas remessas via bitcoin você precisa de um mercado saudável de pessoas dispostas a trocar dinheiro por bitcoins em ambos os lados,”

Diz Harrap.

Você também precisa de uma presença física em ambos os lados da transação, fazer um marketing no local, métodos de depósito e de retirada, rastreio de pagamentos, serviço de atendimento ao cliente na língua local e nos dois lados, etcetera. É muita coisa que precisa ser feita.”

As remessas Bitspark estão disponíveis para retirada em 20 bancos e 5 escritórios de transferência de dinheiro em toda Filipinas.

Fonte: TechInAsia

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.