Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Funcionamento de máquinas de votação com a tecnologia blockc...

Bitcoin

Funcionamento de máquinas de votação com a tecnologia blockchain deixa de ser apenas uma teoria

A tecnologia blockchain possui vários casos de uso para consumidores cotidianos, a maioria ainda a ser descoberta ou criada. A simplificação do processo de votação – e a transformação de todo o processo em algo mais transparente enquanto preserva-se a privacidade do eleitor – é apenas um destes exemplos. Não vai demorar muito até que a primeira máquina de votação com tecnologia baseada no bitcoin chegue em algum lugar perto de você.

A disrupção do processo eleitoral com a tecnologia blockchain

A Blockchain Technologies Corp. é uma empresa focada na substituição das máquinas de votação patenteadas existentes por uma solução mais segura, em código aberto e que funcione com a tecnologia blockchain. Esta prática não somente reduziria os problemas associados às máquinas de votação atuais, mas também excluiria praticamente qualquer possibilidade de hacking contra estes dispositivos devido a suas fracas medidas de segurança.

O processo proposto por eles é simples, elegante e conveniente a seu próprio modo. As cédulas eleitorais permaneceriam as mesmas, a não ser pelos três códigos QR na parte de baixo. O primeiro código representa um endereço blockchain, o segundo, a identificação da cédula, e o último código é a identificação do eleitor. Estes códigos QR seriam então escaneados assim que a cédula for colocada na máquina de votação e fariam a transferência das “unidades de voto” para o candidato correto automaticamente.

Em nome da transparência, qualquer pessoa no mundo pode ver o número de votos de candidatos em tempo real, já que este é um dos principais pontos fortes da tecnologia blockchain. No entanto, é importante não esquecer que nenhuma informação pessoal de eleitores individuais será exibida no processo, já que a tecnologia blockchain permite a privacidade até um certo ponto.

Algumas pessoas podem perguntar-se como a Blockchain Technologies Corp. planeja manter o processo eleitoral a prova de violações, já que a tecnologia blockchain exige uma conexão de internet. O plano atual é manter a máquina de votação desconectada da internet. Além disso, todas as cédulas são gravadas em um DVD antes da conexão da máquina de votação à internet, criando um backup físico de todos os votos para uma eventualidade.

A configuração da plataforma da tecnologia blockchain a ser usada depende das pessoas que organizarem a votação. Isso significa que podem usar o blockchain do bitcoin ou a alternativa VoteUnit da própria Blockchain Technologies Corp. A diferença principal entre os dois é como a segunda opção não requer taxas de transação.

Não é comum ver a combinação da tecnologia blockchain com uma trilha de papel. No entanto, em vista da natureza sigilosa de resultados eleitorais, a Blockchain Technology Corp. prefere não assumir qualquer risco. De certa forma, a trilha de papel pode ser usada como um tira-teima caso os dados do blockchain e/ou os dados do DVD não conferirem.

O primeiro de vários casos de uso da tecnologia blockchain

Os entusiastas do Bitcoin contarão a você com toda alegria todos os possíveis casos de uso da tecnologia blockchain. Existem algumas ideias loucas que levam o conceito de pensar “fora da caixinha” para um patamar totalmente diferente, mas isso não significa que elas são menos viáveis. Uma máquina de votação baseada no blockchain é apenas uma forma de integração desta nova tecnologia em nossas vidas cotidianas.

Será interessante observar se a máquina de votação da tecnologia blockchain será um sucesso ou não. Ainda não foi anunciada uma data oficial de lançamento, e também não há qualquer indicativo de quem usaria este dispositivo em um futuro próximo. Mas uma coisa é certa: são tempos empolgantes no mundo bitcoin.

Redação

Comentários