Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Fundador do Dash: o mundo das criptomoedas precisa de mais c...

Bitcoin

Fundador do Dash: o mundo das criptomoedas precisa de mais capacidade do que apenas o Bitcoin

Evan Duffield, criador e arquiteto chefe do Dash, fala sobre levar a criptomoeda para um caminho diferente do bitcoin.

A Dash marcou seu segundo aniversário com uma votação entre seus acionistas para aumentar o tamanho do bloco de 1 MB para 2 MB. Apesar da estar bem à frente da demanda para a mudança, a medida passou em menos de 24 horas por uma esmagadora maioria de 99% dos votos.

Evan Duffield, criador e arquiteto chefe do Dash, anunciou: “Com analistas em pânico anunciando a morte do bitcoin e de outras moedas descentralizadas não apoiadas por um banco ou governo, a partir de uma simples postagem de blog feita por um ex-desenvolvedor do bitcoin que se uniu a um consórcio de desenvolvimento de um blockchain bancário, achamos que seria instrumental mostrar como o mecanismo de consenso superior nas criptomoedas mais rápidas do mundo pode ser alcançado em um único dia através do protocolo de governança descentralizado do Dash, onde alguém literalmente vota com as moedas de alguém.”

Na sexta-feira, Duffield deu uma rara apresentação em pessoa no evento North American Bitcoin Conference para atualizar a comunidade do bitcoin sobre isso, bem como para mostrar uma versão antecipada do Dash Evolution, uma interface de usuário habilitada para usuários que facilitará a interação com o Dash. Antes de sua apresentação, Duffield compartilhou suas ideias sobre sua mudança e sua criação com magnatas financeiros.

Por que o tamanho do bloco foi aumentado agora?

“Aprender com a experiência dos outros é fundamental para o sucesso. Está claro que a criptomoeda está atingindo uma fase na qual precisa de mais espaço para continuar crescendo. A maioria das pessoas ainda pensa em termos de mais espaço dentro do blockchain do Bitcoin, mas acreditamos que é mais importante oferecer mais capacidade para o setor de criptomoedas como um todo. Este crescimento também pode vir a partir de outros blockchains, como o nosso, mas para que isso aconteça, precisamos estar preparados e ouvirmos o mercado e o que os usuários estão pedindo.

Outro motivo muito importante para fazermos isso agora é porque nosso ecossistema ainda é relativamente pequeno comparado ao do Bitcoin, então o processo de fazer essa mudança deve ser feito com tempo o bastante para preparar a rede completamente, para não afetar nenhum de nossos usuários ou o nosso crescimento. Por nos permitirmos grandes quantidades de tempo, também permitimos que a rede ajuste-se ao nosso crescimento previsto e permitimos que nossos desenvolvedores implementem as soluções necessárias de um modo cuidadoso e ponderado.

Por fim, temos pensado sobre essas questões por muito tempo. A principal preocupação sobre aumentar o limite do tamanho do bloco no Bitcoin é a consequente centralização que pode causar à rede porque os recursos adicionais necessários podem impedir o pequeno minerador de continuar a operar nós completos, deixando somente as empresas mais lucrativas do ramo para executá-los. Já criamos um programa de incentivo de nó completo que permite que nossos nós completos compartilhem o subsídio do bloco com os mineradores. Isso é para que os operadores do nó completo possam cobrir os recursos adicionais necessários para operar nós completos à medida em que a rede cresce. Isso facilita a decisão de aumentar o tamanho do bloco já que não precisamos nos preocupar com a perda de nós como consequência.

Como você pode ver, existem muitos bons motivos para fazermos isso agora, ao contrário de esperarmos isso tornar-se um problema. Então por que esperar?”

Por que o Bitcoin não tem a capacidade de responder às exigências técnicas tão rapidamente quanto o Dash?

“Primeiro, você precisa reconhecer que o Bitcoin é um pioneiro, eles criaram o setor e claramente são os líderes. Isso significa que naturalmente encontrarão essas questões primeiro. Acho que o fato deles dedicarem 100% do subsídio do blockchain à segurança de transações através de mineração dificulta essa decisão já que outras partes importantes da rede, como os nós completos, ficam sem recursos para crescer.
Evan Duffield, desenvolvedor do Dash

Então não diria que a comunidade do Bitcoin não tem a capacidade de responder às exigências técnicas. Todos nós na comunidade concordamos que o Bitcoin precisa de mais espaço para crescer, também somos usuários do Bitcoin.  O problema é que não queremos que isso resulte na centralização através da alienação dos pequenos mineradores.

No Dash, temos uma responsabilidade de sermos inovadores e aprendermos a partir da experiência daqueles que chegaram antes de nós. Então criamos um modelo onde o subsídio do blockchain serve a várias finalidades para que, quando a rede crescer, ninguém fique de fora e permaneçamos descentralizados.

Outra coisa que nos ajuda a tomar decisões rápidas é o nosso sistema de governança descentralizado, o qual nos permite avaliar a comunidade e ver se nossos acionistas apoiam uma ideia de uma forma transparente. Todos os nossos nós completos votaram nesta decisão e houve um apoio esmagador para aumentarmos o tamanho do bloco.  Continuaremos a usar esse mesmo método sempre que quisermos garantir que nossas decisões de desenvolvimento estejam alinhadas com as necessidades de nossos acionistas.”

Qual é a sua visão realista para o Dash daqui a cinco anos?

“O projeto Dash tem apenas dois anos e, durante este período, temos criado um sistema onde os usuários podem utilizar transações instantâneas à prova de gasto duplo em toda a rede, fungibilidade aperfeiçoada e também temos criado uma tecnologia que permite que a rede financie e governe a si própria. Com a tecnologia adequada em operação, acreditamos que estamos em uma boa posição para fazermos a moeda crescer nos próximos anos.

No entanto, acreditamos que o projeto Bitcoin e o projeto Dash estão seguindo dois caminhos distintos no que diz respeito à adoção. O projeto Bitcoin está começando a ser tratado como um livro contábil de pagamento de alto valor, o que é um caso de uso totalmente diferente daquele que o Dash pretende atingir. O projeto Dash é projetado para focar em transações instantâneas, privacidade de usuário e facilidade de uso. Isso permitirá um comércio de baixo custo ponto a ponto rápido, puro e que é seguro e fácil de usar. Queremos manter a rede próxima dos usuários e minimizar a necessidade deles passarem por sistemas centralizados além do Dash.

Em cinco anos, vemos o projeto Dash crescendo nesse propósito, como uma versão ponto a ponto do Paypal verdadeiramente descentralizada e criada com base em uma moeda criptográfica. Expandindo nossa tecnologia dessa forma, estaremos facilitando um nicho que o projeto Bitcoin não pode cobrir sem depender de tecnologias descentralizadas tais como a Lightning Network.”

Redação

Comentários