Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
O Futuro das Empresas é Integrado com a Blockchain: Organiza...

Bitcoin

O Futuro das Empresas é Integrado com a Blockchain: Organizações Autônomas Descentralizadas

Quando usada no contexto das criptomoedas e da tecnologia blockchain, uma DAO é uma sigla em inglês que significa Organização Autônoma Descentralizada. É uma organização autônoma em que as normas estão embutidas no blockchain através de contratos inteligentes. Não há um servidor ou entidade centralizada supervisionando as operações da organização. Um grupo de acionistas está no comando quanto à direção que será tomada pela mesma. 

Não se engane quanto às DAOs terem um gerente central que comanda as regras de votação e decide quem serão os membros. De certa forma, uma DAO é uma organização realmente democrática onde todas as propostas podem ser verificadas no blockchain pela quantidade de votos que receberam.

Ao implementar uma DAO no blockchain da Ethereum, alguém pode escolher a quantidade de votos que uma proposta precisa antes que ela possa ser executada, a quantidade mínima de minutos que precisam passar antes que uma proposta possa ser implementada e a quantidade de votos necessária para executar uma proposta. Sendo assim, um administrador da DAO pode criar um sistema onde seja necessário um consenso total para que uma proposta seja aprovada, ou que seja exigida apenas uma maioria de 50%.

Você pode ter ouvido falar do termo DO (em inglês, Organização Descentralizada). Assim como uma DAO, uma DO descentraliza a hierarquia das posições em uma empresa através da posse de um protocolo específico embutido no código. Uma DAO também possui um valor inerente que pode usar para recompensar seus participantes, algo que uma organização descentralizada normal não pode fazer. Exemplos de alguns serviços que podem ser usados com Organizações Descentralizadas são as corridas de táxi, as aberturas de portas e a entrega de comida. Serviços como esses podem ser totalmente automatizados por um protocolo específico, mas nenhum sistema conta com um valor inerente que pode usar para recompensar seus participantes.

Um legítimo DAO precisa ser tão inteligente que pode contratar funcionários e demitir os de baixo desempenho. Atualmente não existem verdadeiros DAOs que possamos usar como exemplo porque até mesmo o conceito de Aplicativos Descentralizados é novo para nós. Vitalik Buterin – o fundador da Ethereum – coloca um argumento interessante em seu artigo referente às DAOs, DACs e DAs dizendo que o Bitcoin em si pode ser visto como um DAO.

A melhor maneira de classificar o Bitcoin seria como uma DAO com uma imperfeição em sua implementação de autonomia.

O Bitcoin conta com um capital interno na forma de valor de mercado, enquanto os humanos ajudam com a rede (pools de mineração, nós, carteiras) e o próprio sistema de pagamento é completamente autônomo. Esta é a definição de DAO – a automação em seu núcleo e os humanos nas extremidades.

Redação

Comentários