Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$6,490.16
-0.47%
Ethereum (ETH)
$204.19
-0.81%
Bitcoin Gold (BTG)
$25.95
-0.53%
XRP (XRP)
$0.451686
-1.54%
EOS (EOS)
$5.40
-0.78%
Político sueco chega ao Parlamento somente com doações em Bi...

Bitcoin

Político sueco chega ao Parlamento somente com doações em Bitcoin

voteMathias Sundin, vice-prefeito de Norrköping, que fica no leste da Suécia, conseguiu se eleger junto ao Parlamento sueco para se juntar a uma das 349 cadeiras, e ele conseguiu tal proeza com doações feitas exclusivamente em bitcoins. Ele deixou um anúncio discreto no Twitter confirmando sua eleição para o Parlamento da Suécia, simplesmente dizendo “Estou dentro!”.

A eleição em si já aconteceu no dia 14 de setembro, e agora os votos foram computados e foi confirmada oficialmente a sua vitória desde então. O Parlamento Suéco é similar à Câmara dos Deputados nos Estados Unidos.

Político Bitcoin Sueco ganha assento no Parlamento

O político de 36 anos disse previamente em seu blog:

Se você quiser apoiar minha campanha, você não pode me dar dólares, euros ou coroas suecas, você terá que doar em bitcoins.”

Screen-Shot-2014-09-25-at-5.09.06-PM

Agora que ele está em seu próprio gabinete, ele pode trabalhar para viver de acordo com suas promessas de campanha depois do verão.

Eu vou resistir à regulação instintiva ao bitcoin, bem como outras moedas digitais e a quaisquer inovações evolucionárias em geral, continuar com as reformas de educação na Suécia, ajudar a desenvolver um sistema fiscal que promova um rápido crescimento e que inove empresas. Vou também defender o seu direito à privacidade.”

bitcoin-only-candidate-sweden.si_Sua vitória faz dele oficialmente o primeiro candidato no mundo a chegar a um cargo político conhecido e centralizado. Parece também que ele é o primeiro candidato a fazer sua campanha exclusivamente em Bitcoin, como forma de doação. Muitos políticos americanos que se elegeram aceitaram doações, inclusive em bitcoins, mas também em outras moedas nos Estados Unidos, que são o maior mercado para o câmbio da moeda Bitcoin (juntamente com a China). Dentre eles estão Adrian Wylie para Governador da Flórida, Lucas Overby para o Congresso, Chris Holbrook para Governador de Minnesota e Greg Abbott para Governador do Texas; todos candidatos que estão aceitando bitcoins em seus websites de campanha.

Sudin explica:

No começo, eu só vi manchetes negativas sobre Bitcoin e pensei que fosse uma espécie de bolha especulativa, nada muito sério. Então comecei a ler sobre o bitcoin e entendi que ele tem o potencial de mudar o mundo. E quando eu percebi que podia pedir uma pizza e pagar com bitcoins, eu então passei a me dedicar.”

Doações em Bitcoin: Suécia vs América

Nos EUA, o órgão FEC (Federal Election Commission) decretou em Fevereiro desse ano que políticos americanos podem aceitar doações em bitcoins, que eles devem converter os bitcoins em dólares dentro de 3 dias, e que os doadores publiquem seus nomes, endereços (físico) e ocupação quando fizerem uma doação.

Na Suécia, as regras para doações políticas são as seguintes: o maior dos valores para pessoas comuns é o equivalente a 20 mil coroas suecas ou SEK. O que se converte em 4.7 BTC ou 2900 dólares americanos, ou 2150 euros (ou 7 mil reais). Já o máximo permitido para pessoas jurídicas (empresas e organizações) é de 10 mil SEKs, ou 2.35 BTC. Portanto o valor em bitcoins tem que se encaixar nesses limites.

Considerando a quantidade necessária para se concorrer a cargos como os de governador, o bitcoin ainda não seria um instrumento tão forte no financiamento de campanhas nos EUA para esse outono. Você pode esperar nas eleições legislativas de 2018 bastante candidatos à Câmara dos Deputados com o bitcoin em suas pautas, especialmente com o Mathias Sundin fornecendo um modelo vitorioso.

Fonte: CryptocoinsNews

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.