Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Por que o preço do Bitcoin caiu?

Bitcoin, Trades

Por que o preço do Bitcoin caiu?

O preço do Bitcoin caiu. Simplesmente não há outra maneira de descrever o declínio de -40% dos preços que ocorreu nas duas primeiras semanas de 2015. É sombrio, é decepcionante e faz parte de um mercado livre e aberto. Enquanto Bitcoin é uma tecnologia de transformação, ele não é imune à ganância e medo que permeiam todos os mercados financeiros.

Especular sobre as verdadeiras intenções dos compradores e vendedores de qualquer mercado é uma missão para tolos mas, ainda assim, podemos identificar alguns catalisadores. Neste caso, parece haver três eventos que poderiam está na lista de culpados pela queda do preço: BitStamp, CEX.IO e Rússia.

BitStamp

A BitStamp é uma das maiores exchanges de bitcoin e foi hackeada na semana passada. Antes da exchange perceber o que estava acontecendo, ela perdeu mais de 5 milhões de dólares em bitcoins para os hackers. Para dar algum crédito a exchange, a BitStamp encerrou suas operações e avisou a os investidores antes da re-abertura com segurança bastante melhorada. No entanto, é inegável que tenha sido um forte golpe na confiança entre a exhange e seus clientes. Parece plausível afirmar que alguns investidores estavam assustados e, por isso, liquidaram suas participações.

CEX.IO

A CEX é uma das maiores operadoras de mineração em todo o mundo – opera o consórcio de mineração GHash e vende contratos de mineração na nuvem – na indústria de moeda digital isso é chamado de “mineração na nuvem”. A recente queda do preço tem tornado esses contratos de mineração não muito rentáveis e a CEX fechou essas opções de mineração. É provável que os proprietários desses contratos tenham os liquidado em favor de moeda FIAT – pesando sobre o preço do bitcoin. Aqui um excelente post da Coindesk sobre o assunto.

Rússia

A Rússia ameaçou tornar Bitcoin ilegal durante a maior parte do ano de 2014. No entanto, ela não tinha tomado qualquer ação até recentemente. Essa falta de ação fez do bitcoin um investimento quente com a queda da moeda russa. Muitos especularam que os russos ricos estavam usando o Bitcoin como forma de retirar dinheiro da Rússia. Então nos últimos dias, a Rússia começou a banir sites de Bitcoin. Para maiores informações, Engadget tem um bom artigo aqui.

Ciclos negativos de feedback

Infelizmente, os catalisadores acima estão conspirando para criar um ciclo de feedback negativo – a queda do preço está fazendo com que as operações de mineração não sejam mais rentáveis, que por sua vez está resultando em mais liquidez. Esse fenômeno não é incomum nos mercados e identificar esses ciclos de feedback pode ser bastante rentável. Até que outro catalisador quebre o ciclo de feedback, o preço do bitcoin ficará desvalorizado.

Não se sabe quando, ou o que vai quebrar o ciclo, mas sabe-se que essa não será a última vez que isso vai ocorrer. Há poucas garantias nos mercados financeiros, mas é certo que o Bitcoin vai experimentar bolhas sem nenhuma razão, falhas e ciclos (positivos e negativos) de feedback. Tal fato não tem nada a ver com a moeda Bitcoin ou com sua tecnologia, mas tem tudo a ver com a natureza humana.

Como qualquer mercado, o Bitcoin é um sistema natural aberto e está sujeito a pânico e euforia que acabam engolindo todos os mercados financeiros com o tempo. É sombrio, é deprimente e … é normal.

Fonte: BK’s Two Cents

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.