Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Por quê o preço do bitcoin está caindo?

Bitcoin

Por quê o preço do bitcoin está caindo?

Para deixar claro desde o começo: você não encontrará uma resposta definitiva neste artigo. Existem muitas teorias explicando o porquê do preço está caindo, e seria interessante e perspicaz passar a entendê-las. Algumas dessas teorias podem ser encontradas abaixo.

Possíveis razões pelas quais o preço Bitcoin está caindo

  • A Dell está vendendo seus primeiros bitcoins.
  • As “baleias” (os grandes detentores) estão vendendo bitcoins.
  • Os investidores continuam pensando que o Bitcoin ainda continua numa “área de bolha”.
  • Não há nenhum motivo real para a subida do preço, em geral, as criptomoedas não parecem gostar de estabilidade, então o preço delas ou vai para cima ou para baixo.
  • Muitas pessoas estão de férias no momento (no hemisfério norte). Pode ser que elas tenham trocado alguns bitcoins para gozar suas férias.
  • Os mineradores estão vendendo os seus bitcoins e novos investimentos não estão sendo feitos.

Quando olhamos para o último gráfico de preços do Bitcoin, o movimento descendente parece bem consistente, o que nos leva a crer que a primeira e última razões façam mais sentido.

Gráfico de preços Bitcoin

Gráfico de preços Bitcoin

Os mineradores estão constantemente minerando novos bitcoins e os vendendo por dólares para cobrir seus custos. Eles empurram o valor para baixo constantemente. O que é normalmente compensado por investidores dispostos a reter novos bitcoins. Mas os investimentos estão escassos. Por quê?

new-Google-trends-user-interest-still-going-down

Google Trends – Pesquisas dos usuários sobre “Bitcoin” estão caindo.

Por que o interesse dos novos usuários está diminuindo em todo o mundo. Veja no gráfico do Google Trends acima, ou pesquise você mesmo por “Bitcoin”, depois selecione “2004-Present” ou “Past 90 days”.

Há uma clara correlação entre o interesse dos usuários e o preço do Bitcoin. E, no momento, está faltando interesse global para os novos usuários. Os grande investidores, como os de fundos de pensão, não vão estocar bitcoins até que instrumentos de mercado estabelecidos, como o Winklevoss EFT e o Fundo de Investimento em Bitcoin do SecondMarket estejam disponíveis, sua chegada está prevista para o último trimestre de 2014 e/ou para o início de 2015.

Conforme mencionado nesse artigo recente, os níveis de preço são determinados pelas seguintes ações:

1 – Os mineradores estão minerando e em sua maioria vendendo.
2 – Os investidores estão comprando e em sua maioria retendo.
3 – Os entusiastas estão comprando e em sua maioria gastando.

O quê pode ser explicado / reescrito da seguinte forma:

1 – Os mineradores vendendo seus btcs recém minerados por dólares (inflação e pressão nas vendas).
2 – Novos investimentos feitos em Bitcoin (pelos usuários atuais e dos novos).
3 – Mercadores (Dell, OkCupid, Overstock, etc) recebendo bitcoins e os vendendo por dólares.

Os mercadores que recebem em bitcoins geralmente os trocam por dinheiro FIAT (dólares, euros etc) imediatamente e, portanto, gerando pressão nas vendas. Mas os entusiastas comprando com bitcoins também causam o acúmulo dos novos bitcoins que poderiam compensar esta alteração de preço. Então o item (3) poderia ter um efeito líquido bem pequeno, mas um usuário comentou o seguinte:

A aceitação dos varejistas maiores tem um efeito BAIXO sobre o preço do bitcoin a curto prazo. Pois quando um grande varejista anuncia sua aceitação, os retentores das moedas antigas se apressam para gastar alguns bitcoins para apoiar esse varejista, frequentemente criando milhões de dólares em volume de transação em poucos dias, e todos esses bitcoins serão convertidos para dinheiro fiduciário (dólares, reais etc) pelo varejista, criando pressão nas vendas em curto prazo.”

É bem possível que a Dell esteja fazendo suas primeiras vendas em bitcoin. Para o longo prazo isso é bom para o Bitcoin, uma vez que cada empresa que aceita pagamentos em bitcoin aumenta a utilidade do Bitcoin, fazendo com que mais pessoas passem a querer compra-lo.

Parece que, para o presente momento, os mineradores estão ganhando dos investidores.

Uma última informação:

De acordo com a linha de tendência a longo prazo (em verde), a atual queda rumo aos $500 dólares era esperada.

Tabela de preços de Bitcoin em USD com linhas de previsão de regressão

Tabela de preços de Bitcoin em USD com linhas de previsão de regressão

Fonte: Cryptocoins News

Marcus Coelho

Comentários

coinmag

Minerador de bitcoin aposentado (de julho/2011 a abril/2014) e grande entusiasta da criptomoeda, acreditando-a capaz de provocar grandes e favoráveis mudanças no mundo financeiro. Você pode fazer doações (tipping) para Marcus no endereço marcuscoelho.tip.me Marcus mantém também seu próprio blog verdadeproibida.com onde advoga contra a conspiração da Nova Ordem Mundial.