Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$3,500.12
-1.99%
Ethereum (ETH)
$108.56
-5.80%
XRP (XRP)
$0.299508
-4.25%
EOS (EOS)
$2.32
-4.30%
Bitcoin Gold (BTG)
$10.41
-4.39%
Proteja suas criações na rede mais segura e inviolável do pl...

Bitcoin

Proteja suas criações na rede mais segura e inviolável do planeta

A startup brasileira OriginalMy lançou um serviço que protege a autenticidade de suas criações. De forma rápida, é possível registrar sua criação e após o registro provar a data e o conteúdo da sua criação.

Tudo isso de maneira fácil e simples, sem necessidade de ir ao cartório. Após enviar um arquivo pelo site da OriginalMy, o usuário recebe uma assinatura virtual registrada na Blockchain (rede do Bitcoin). Com essa informação, é possível verificar a data e o horário do momento da criação, também é possível verificar se o arquivo foi adulterado ou não.

O serviço é totalmente anônimo. Não há armazenagem de nenhuma informação ou de conteúdo dos documentos. A única pessoa que consegue realizar a prova que o arquivo foi criado em determinado dia é quem possui o arquivo original.

Fiz o teste no serviço disponível no site da OriginalMy, enviei uma foto e o serviço me retornou essa assinatura digital:

http://originalmy.com/detail/c4cd54f432f6529e48cd79f00b74568c13d7b1170b4f79c56deaaf1d74f1dd0f

Isso significa que sempre que eu fazer o upload da mesma foto, ela deve gerar a mesma assinatura digital. Caso eu mude o nome da foto, ou qualquer 1 byte, o arquivo irá gerar outra assinatura digital acabando com a prova de dia e horário da criação.

O serviço é imprescindível para quem deseja registrar a data e horário da criação de uma ideia, de textos, músicas, poemas, imagens, qualquer criação pode ser registrada na Blockchain do bitcoin usando o serviço da OriginalMy.

Captura de Tela 2015-08-06 às 15.48.42

A assinatura digital é única e exclusiva para cada arquivo. Nenhum outro documento do planeta terá a mesma assinatura digital. É matematicamente impossível.

A equipe da startup já está em negociação para realizar o serviço para cartórios de registro e empresas de armazenagem de documentos. A API já está disponível para teste. Esse serviço é especialmente interessante para empresas que oferecem armazenagem de documento, com a OriginalMy fica possível verificar que o arquivo é o original e não sofreu nenhuma alteração durante a armazenagem.

Atualmente, o registro ainda não possui valor legal. Mas serve de respaldo e contraprova em caso de qualquer disputa. Provavelmente, em um futuro próximo, a prova do OriginaMy deve possuir valor legal, é necessário criar jurisdição sobre o serviço. No entanto, a startup com esse serviço já mostra como a tecnologia da blockchain pode ser revolucionária nas áreas de registros e cartórios.

Paulo Fiorio

Comentários

coinmag

Fundador e Editor do Bitcoin News Media Group, especialista em construção de marca e tendências de mercado. Foi estudando sobre tendências que conheceu o Bitcoin, desde então se dedica ao Bitcoin News e outros projetos relacionados à Bitcoin.