Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$6,476.42
-0.66%
Ethereum (ETH)
$203.91
-0.93%
Bitcoin Gold (BTG)
$25.93
-0.6%
XRP (XRP)
$0.452032
-1.46%
EOS (EOS)
$5.40
-0.88%
Segurança do seu Bitcoin: O que acontece quando eu deposito...

Bitcoin

Segurança do seu Bitcoin: O que acontece quando eu deposito 1BTC na Bitinvest.

O maior medo dos usuários de Bitcoin é perder ou roubarem os seus Bitcoins. Ataques a exchanges são algo que acontece com frequência na recente história do Bitcoin, recentemente 750mil Bitcoins foram roubados do Mtgox, a exchange com maior volume de transações até então.

Com esse histórico, é extremamente necessário que os clientes tenham confiança na exchange que negocia os seus Bitcoins, clareza e transparência com os procedimentos de segurança deve ser um diferencial que atraia mais clientes a uma exchange.

Por isso lancei um desafio para as 4 principais exchanges do mercado brasileiro, com o intuito de entender como é feito a segurança do meu Bitcoin uma vez dentro da exchange. Recebi resposta de 3 das exchanges, que devo reproduzir aqui no BitcoinNews nos próximos dias, com o intuito de informar os clientes sobre a proteção de seus Bitcoins.

Por ordem de recebimento das resposta, vamos começar com a exchange Bitinvest.

 

“Meu nome é Paulo Fiorio. Sou cliente da BitInvest e gostaria de saber… Quando eu deposito 1 Bitcoin na Bitinvest, o que acontece? “

 

“Quando um Bitcoin é depositado no Bitinvest ele vai para uma das carteiras online (“hot wallets”), espalhadas em redes que não podem ser acessadas pelo sistema web principal da Exchange – todo o sistema é construído de forma desacoplada e não existe nenhuma comunicação entre o site e as carteiras que guardam valores dos clientes. De tempos em tempos verificamos os saldos das carteiras online e, se o saldo for superior a um valor que determinamos, fazemos uma transferência para um carteira offline (“cold wallet”) e vice-versa caso necessário.

 

Todas as transações de compra e venda de Bitcoins na Exchange são registradas em sistema contábil interno com reconciliações diárias, semanais e mensais para garantir que não exista discrepância de valores.

 

Quando um cliente pede um resgate, existe um processo que direciona a requisição para uma fila em um dos servidores que contém a carteira online com saldo suficiente para o resgate. O servidor é responsável por consumir a mensagem desta fila e tanto o emissor da mensagem de resgate (geralmente o sistema web) quanto o receptor (servidor da carteira online) não tem conhecimento um do outro. Para evitar resgates de saldos não existentes, o servidor da carteira online roda uma reconciliação da conta do cliente para verificar se a transação pode ou não ser executada.” | Flavio Pripas, CEO da Bitinvest.

 

 

Paulo Fiorio

Comentários

coinmag

Fundador e Editor do Bitcoin News Media Group, especialista em construção de marca e tendências de mercado. Foi estudando sobre tendências que conheceu o Bitcoin, desde então se dedica ao Bitcoin News e outros projetos relacionados à Bitcoin.